terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ansel Adams














Ansel Adams
  • Ansel Adams nasceu em São Francisco, em 1902.
  • As suas fotografias são todas produzidas com perfeição, Ansel tem um cuidado extremo com os detalhes mais ínfimos e, nenhum elemento parece poder escapar do controle. Até na câmera fotográfica Ansel é exigente, quanto menos automática ela for, quanto mais controles manuais ela possuir melhor para o fotógrafo, pois assim será capaz de realizar o controle criativo imagem. Daí a preferência de Ansel Adams por máquinas de grande formato, tem poucas fotos em 35 mm e não obtiveram tanto sucesso. As câmeras de grande formato permitem um controle extremamente amplo das possibilidades de produção da fotografia, são consideradas como uma boa adaptação ao estilo de fotografia que Adams tem, que é a preferência por fotografias de paisagens. Embora a sua preferência se baseie em fotografias de paisagens, Adams também gosta de fotografias da natureza morta. Ansel tem preferência pelo negativo, pretendendo representar aquilo que o fotógrafo apreendeu na visualização, e não necessariamente uma representação fiel da realidade.
  • Ansel Adams é descrito como possuidor de um olhar "duro" e "ríspido", mas a meu ver, a sua sensibilidade fotográfica foi alterada pela sua ânsia da perfeição. No entanto conseguiu definir para si um estilo muito claro, daí ter sido um grande fotógrafo do século XX. A sua preocupação em ensinar parte dos procedimentos que aprendeu e descobriu define-o como um homem com muito carácter e demonstra o seu gosto pela fotografia, partilhando os seus conhecimentos de modo a que as suas técnicas não se restrinjam a si mesmo, e de maneira a que continuem o seu trabalho, ou mesmo que o melhorem. Adams deve ser considerado um exemplo de dedicação.
  • "Existe gente demais fazendo somente o que lhes disseram para fazer. A maior satisfação que podemos obter da fotografia está na realização de nosso potencial individual, na percepção única de algo e em sua expressão por meio da compreensão dos instrumentos. Tire proveito de tudo: não se deixe dominar por nada, a não ser por suas próprias convicções. Jamais perca de vista a importância essencial do orifício. Qualquer esforço humano que valha a pena depende de muita concentração e grande domínio dos instrumentos básicos."
(Ansel Adams)

    1 comentário:

    1. O "artigo" está bom e completo. No entanto, falta-me ler um pouco mais a tua opiniao/análise do seu trabalho, as razões que te levaram a escolher o fotógrafo.

      ResponderEliminar